Slider

clinica dependência química 13

Cfm Regulamenta O Funcionamento Da Clínica Especializada Em Dependência Química
casas de recuperacao
Alguns dependentes tomam os remédios por um período e depois não precisam mais. Isso depende de muitos fatores, especialmente por quanto tempo o indivíduo fez uso de drogas. O mais importante a ser destacado é que sob nenhuma hipótese um indivíduo pode deixar de tomar o medicamento ou reduzir a dosagem por conta própria, sob risco de comprometer todo o seu tratamento. As clínicas especializadas em dependência química geralmente apresentam um renomado serviço de tratamento, seguindo as mais modernas práticas médicas e terapêuticas destinadas a esse público, através de uma equipe multidisciplinar altamente capacitada. Muito mais difícil é sair dessa situação e voltar à normalidade de uma vida social produtiva. Por conta disso, é essencial que o adicto, a família e clínica de recuperação estejam atentos, preparados e em plena sintonia para oferecer ajuda.
Para o presidente do CFM, Mauro Ribeiro, o parecer vai propiciar acesso ao sistema de saúde para dependentes químicos e portadores de doenças mentais, que estão desassistidos devido a uma política catastrófica de saúde mental implantada nos últimos 20 anos. Enquanto profissional de saúde tive a oportunidade de conhecer a estrutura física da clínica, equipe técnica e demais funcionários durante o acompanhamento de vários empregados da empresa que trabalhei por mais de vinte anos. Na clínica o paciente encontra tratamento com equipe multiprofissional de muita competência técnica, relação humana, instalações adequadas, assistência para o paciente e a família durante e após as internações. Em uma clínica de internação para dependentes químicos, as atividades terapêuticas são uma excelente maneira de trabalhar questões emocionais, mentais e comportamentais. Elas podem ajudar a melhorar a saúde geral, aumentar a autoestima e a resiliência, e promover o bem-estar emocional. Como clínica para dependência química em Itanhaém, atendemos dependentes químicos visando a sua autonomia e à retomada de sua função ecológica, produtiva e harmônica, na sociedade.


A Terapia Ocupacional faz parte do cenário da reabilitação, ajudando o adicto a executar tarefas para desenvolver o retorno a uma vida integrada a sociedade. É nesse momento entra em cena a figura do psiquiatra, que vai prescrever os remédios necessários para conter essa crise. Lembre-se que a abstinência, em casos mais graves de dependência, pode até levar à morte se não for tratada adequadamente. O médico generalista é responsável por restabelecer a saúde física do dependente e buscar um quadro clínico estável. Especialmente nesse ponto, o auxílio médico é fundamental, pois, há substâncias que, quando combinadas, provocam danos às vezes letais em um organismo.
clinica dependência química
Com a missão de promover saúde mental com tratamento humanizado, a Casa Despertar tem realizado no Ceará a importante tarefa de auxiliar na reabilitação de dependentes químicos. Para mulheres acima dos 18 anos com comprometimento cognitivo gerado pelo abuso de substâncias psicoativas, como álcool, maconha, crack, cocaína, remédios controlados, bem como de eventuais doenças diretamente relacionadas, como a depressão, síndrome de ansiedade, e outras patologias. Entretanto, para o tratamento ambulatorial, a Clínica Marcelo Parazzi atende menores de 18 anos, normalmente. É preciso fazer uma avaliação para detectar se realmente trata-se de dependência química e a gravidade da doença. É a partir dessa avaliação que se define os procedimentos do tratamento para dependência química com ou sem internação, trabalhando concomitantemente com orientações aos familiares.

Já a dependência química vai além destes fatores, ficando caracterizada quando o consumo das substâncias é constante e foge ao controle do indivíduo, passando a desempenhar um papel invasivo, central e desestabilizador em sua vida. A partir da experiência adquirida durante anos cuidando de dependentes químicos (álcool e outras drogas) e suas famílias, reavaliando e estruturando as atividades a partir de suas sugestões, desenvolvemos um programa voltado especificamente para o tratamento destes pacientes. É tido como um problema social, quando o uso constante de drogas prejudica várias áreas da vida de uma pessoa e a de terceiros, na maioria das vezes, a família. A dependência química é um mal que atinge a sociedade, além de ser considerado como um transtorno mental crônico basicamente induzido pelo uso de substâncias psicotrópicas lícitas ou ilícitas. A doença se caracteriza pela falta de controle sobre o vício e as consequências físicas, psíquicas e emocionais que ele provoca. A dependência química é o termo médico usado para descrever o abuso de drogas ou álcool que continua mesmo quando se desenvolvem problemas significativos relacionados ao seu uso.
clinica dependência química
O Hospital Santa Mônica oferece tratamentos para dependentes químicos que ajudam no resgate, desintoxicação, reabilitação e prevenção a recaídas e o mais importante na reinserção social. Já o representante do Ministério da Saúde, Rafael Bernardon, destacou a importância da regulamentação “como normativa tanto para o setor público, quanto para o setor privado”. O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Medicina, Hiran Gonçalves, destacou o caráter humanitário do parecer.
clinica dependência química
Durante e após o processo de desintoxicação, o organismo do dependente químico fica bastante debilitado. É comum haja perda de peso e perda de cabelo, devido à falta de nutrientes necessários ao corpo. Por isso, é evidente que o papel do psicólogo para a recuperação de um dependente químico é de suma importância e que traz grandes benefícios ao paciente e também à sociedade. Contudo, sabemos que existem várias drogas que agem como depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC), sendo os principais exemplos o álcool e a heroína. Nesses casos, o acompanhamento psiquiátrico é obrigatório, pois, poucas horas depois da suspensão do uso das drogas, o adicto começará a sentir os sintomas de uma forte crise de abstinência. As ações desenvolvidas pela equipe multidisciplinar e pelos familiares no sentido de contribuir para a reinserção do adicto, move a esperança de que ele reconstruirá sua vida longe das drogas.
É também uma das funções do psicólogo, manter o controle mental do adicto mesmo após a desintoxicação. Quadros como ansiedade e pensamento acelerado podem surgir, prejudicando a recuperação já que podem ser gatilhos para recaídas. Devemos destacar que apenas um médico pode prescrever a medicação e que ela pode ser diferente para cada paciente, dependendo da sua condição. Por isso, os pacientes devem passar por consultas periódicas com os psiquiatras para acompanhar se o medicamento está surtindo o efeito desejado, se será necessário trocá-lo ou não e se a dosagem está correta.